Gestão de tempo para mulheres

Christian Barbosa

No ano passado escrevi um artigo sobre mulheres, baseado na pesquisa da utilização do tempo do Brasileiro de acordo com a Tríade do Tempo (divisão do tempo entre urgente, importante e circunstancial).

Na época a pesquisa revelou que os homens e mulheres usam seu tempo de forma diferente. As mulheres têm um volume muito maior de urgências diárias do que os homens (veja o artigo).


Um ano depois e com um volume bem maior de participantes, os percentuais continuam bem parecidos, confirmando o resultado anterior.

Tenho me aprofundado muito no assunto nos últimos meses e posso dizer que a gestão de tempo feminina é completamente diferente da masculina.

São necessidades, perfis, papéis diferentes e por isso devem ser tratadas de forma diferente (não totalmente diferente, mas com estratégias diferentes).

O resultado do estudo será lançado nos próximos meses. Mas separei algumas dicas simples e práticas, que podem ajudar as mulheres a cuidar melhor de seu tempo:

1 – Entenda suas urgências para evitá-las
Como as mulheres têm mais urgências diárias, é preciso que você utilize esse índice a seu favor, para diminuí-lo. Entenda o porquê a urgência aconteceu. Entenda o que poderia ser feito para evitá-la em uma próxima oportunidade. Aprenda com essa urgência e antecipe futuros problemas. Isso irá reduzir em muito o seu tempo apagando incêndios.

2 – Delegue tarefas aos seus familiares
Você tem pessoas que moram com você e que também são responsáveis pela casa e seus problemas. Estipule regras e responsabilidades claras. Quando algo acontecer, não se sinta culpada por tudo. Delegue para as outras pessoas também.

3 – Decida sua roupa na noite anterior
A manhã, logo depois de acordar, é um período de baixa produtividade para muitas mulheres. Se esse for seu caso, deixe a toda sua roupa do dia seguinte separada, passada e arrumada na noite anterior. Isso irá poupar um bom tempo na sua manhã. Você também pode expandir essas ações deixando pronto seu café da manhã, sua pasta, seus documentos, etc.

4 – Utilize um sistema de Pastas
Não guarde seus documentos jogados de qualquer jeito. Crie pastas com assuntos específicos: Carro, IR, Bancos, Contas a Pagar, Contas a Receber, Imóvel, Faculdade, etc. Coloque a papelada na pasta correspondente e sempre terá
facilmente a mão tudo que precisar.
 

5 – Transforme seus filhos (ou familiares) em aliados da produtividade
Organize antecipadamente as tarefas da semana com as crianças. Imprima um quadro com todos os itens que devem ser feitos dia a dia, estimule as crianças a “tickarem” o quadro quando algo for concluído. Isso acabará se transformando em uma brincadeira divertida e ao mesmo tempo criará hábitos de organização nas crianças e mais tempo para você!

6 – Organize seus acessórios
Compre uma pequena caixa com divisões para seus assessórios. Coloque em cada divisão um item específico: anéis, brincos, colares, gargantilhas, etc. Faça o mesmo procedimento para sua maquiagem. Na hora de se arrumar a organização vai facilitar localizar seus itens e economizar algum tempo.

Parabéns a todas as mulheres pelo seu dia! Ele precisa ser comemorado. Vocês são verdadeiras guerreiras do tempo no século XXI, fazem mil coisas ao mesmo tempo, cuidam de todo mundo, mas precisam achar um tempo para cuidar da pessoa mais importante do seu mundo: VOCÊ!

Aproveite o dia 08 de março para marcar uma reunião com você mesma e comemore, com uma música, um jantar ou uma compra especial o seu dia!

Faltam 301 dias para 2008! Quando você vai começar a ter mais tempo para sua vida?

 

Christian Barbosa

Christian Barbosa

 
 
® Christian Barbosa • Todos os direitos reservados • comercial@triadedotempo.com.br - (13) 3226-1580